terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Virtualidade do Amor.



Já dizia o poeta...
" Mãe é mãe, o resto é vaca..."
" Toda madrasta, o diabo arrasta..."
" Sogra é tudo diaba... "
" Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho."

Há algum tempo, venho me propondo a escrever sobre coisas do amor, tenho visto de tudo nesta minha caminhada terrena, e antes que alguém pense que estou tendo alucinações, esclareço: minha proposta é escrever sobre namoro através da internet .
Vamos lá!
Participar de uma empreitada desta é jogar com a sorte! você só saberá que ganhou, se algum dia, houver o encontro entre as pessoas. Bem, isso já aconteceu muitas vezes antes! Tem muitos casais que se conheceram pela rede e hoje são muito felizes juntos, de verdade.
Estar envolvida em uma situação onde há um casal virtual é uma loucura!
Gente, tem as mesmas emoções pelas quais passa um casal que está morando na mesma cidade!
Há encontros, muitas vezes diários. Passam a madrugada juntos, como se estivessem em uma balada. Conseguem até ver o amanhecer juntos... Tem hora marcada para telefonar.Tem lágrimas, beijos pela web, presentes, ciúme, enfim... Conseguem até tomar sorvete " juntos".
Há! Eles até conseguem ter uma ajuda de vez em quando, sabe como é, alguém, disposto a ajudá-los, a ficarem mais felizes, um com o outro.
Na verdade, este assunto faz lembrar de coisas que são imprescindíveis em um relacionamento, entre elas, o respeito e a aceitação pelo outro e a verdade entre as partes. É um exercício diário.
O casal deve lembrar que as ações realizadas são fruto de uma necessidade.Dizer que o cartão enviado é lindo, pode ser traduzido como" foi muito bom ter sido lembrado por você". Quando se fala: " hoje você está muito linda com este cabelo", pode ser entendido como " não importa o que você faça, será sempre a gata que escolhi pra mim..."
O Leitor deve está pensando que encontrou uma romântica melosa pela frente! Acertou, eu sou assim mesmo, mas, antes de tudo acredito no amor entre as pessoas, acredito que tudo pode dar muito certo se você se esforçar para que isso aconteça.
Contudo,nunca esqueça de ter sempre uma carta na manga, a vida, muitas vezes pode ser surpreendente...!!!
E antes que esqueça de deixar bem claro o meu status, sei que não sou uma diaba...!!!!!
Com a palavra... Meu genro!!!

domingo, 31 de maio de 2009

QUERO SER SOGRA!!!!!!

Antes de ler, pense...
Você fica ou namora?
As vezes me pego pensando qual a diferença entre estas duas palavras para os jovens de hoje.
Antes, gostaria de deixar claro que sou feliz no relacionamento que escolhi para mim. Começou a 24 anos atrás e continua com a chama da paixão acesa.
Tenho em casa duas adolescentes que até agora só aparecem com os "seus ficantes".
Não consigo gostar desta palavra, acho tão superficial, tão irreal, tão imaterial, anti-social...
Analise a situação: Os jovens se abraçam , se beijam, trocam carícias, muitas vezes intimas, conversam sobre suas vidas, falam de si, do que fazem , de suas preferências.... de planos de vida, e, no final da noite, afirmam que "só estão ficando..."
Será que se pode pensar: Estão ficando loucos...?
Antes, expor sua vida,mostrar sua casa, mostrar aos pais o "fulano", falar de gostos, família e preferências, beijar, fazer carícias, muitas vezes muito íntimas( até porque, onde há fumaça, há também muito fogo...), andar pela rua de mãos dadas, ir buscar na escola, na faculdade, era NAMORAR.
Onde foi que aconteceu a troca de denominação? Não me recordo! A tecnologia é a responsável por tudo?
Homens e mulheres são tão diferentes como o "casal " da foto?
Sou antenada com o mundo. Sei que a informação é muito veloz, conversamos sobre tudo, somos claras em relação as sensações, aos sentimentos, as preocupações, falamos de DST, AIDS, violência, de baladas, de homens que parecem gatos, de homens que parecem ratos e de homens que parecem cachorros.
As amigas das minhas "meninas " me procuram para conversar. Sou tudo, mãe, amiga, conselheira sentimental, parceira de dança, de caminhada, de cinema, de passeios pelo shoping,etc.
Só que estou querendo ser SOGRA! O grifo em verde é proposital. Sou da paz.
Na avaliação dos jovens de hoje, a mãe de" sua ficante" é sua sogra?
Gostaria de saber onde ficam os pais ? Qual a sua denominação nesta "relação " tão atual?
Será que a palavra "tia" é bem vinda para me denominar nesta relação de" ficar"?
Não estou propondo um leilão!
Eu quero de ter um "genro", a moda antiga, daqueles que manda flores, que passeia de mão dadas, que corre na chuva, que não tem vergonha de dizer que namora, que abraça e beija sem deixar o "fogo" apagar, que vai ver o por do sol na Estação, que divide o sorvete, a pipoca,que aproveita o escurinho do cinema e rouba um beijo(ou que vai pro cinema só pra beijar), que liga pra falar de saudade e marcar um encontro no meio da semana...
Enfim, quero que minhas "meninas-mulheres" sintam a sensação de estar junto a um rapaz que tenha tudo que um humano tem, inclusive as sensações.
Alguém se habilita?

terça-feira, 26 de maio de 2009

VENDE-SE TUDO

Jornal Diário do Pará, 24/05/09 - Martha Medeiros



O texto abaixo se refere a um diálogo entre Eu e uma das mães, frente ao mural da escola:

Ao ler um cartaz, escrito por uma das mães avisando que estava vendedo todos os seus pertences, pois a familia estava retornando aos EUA. No cartaz, estavam ainda o endereço do bazar e o horário de atendimento.

-Que coisa triste ter que vender tudo que se tem -comentou a mãe ao meu lado.

_Não é não, respondi, já passei por isso e é uma lição de vida.

Eis uma história interessante, pela lição de vida que ela passa.

Morei uma época no Chile e na hora de voltar ao Brasil, trouxe comigo apenas umas poucas gravuras, uns livros e alguns tapetes.O resto vendi tudo, e por tudo, entenda-se: fogão,camas,louças,liquidificador,sala de jantar, aparelho de som, tudo o que compõe ema casa.

Como eu não conhecia muita gente na cidade meu marido anunciou o bazar no seu local de trabalho e esperamos sentados que alguém aparecece. Sentados no chão. O sofá foi o primeiro que se foi.Às vezes o interfone tocava as onze da noite e era alguém que tinha ouvido comentar que ali estavam vendendo uma estante.Eu convidava para subir e em dez minutos negociávamos um belo desconto.Além disso, eu sempre dava um abridor de vinho e um saleiro de brinde, e lá se iam meus móveis e minhas bugingangas.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Crônicas de Jabor:

Viva a Crise!
A crise é boa..
Nada melhor do que uma crise para nos dar a sensação de que a vida muda, que a história anda, que a barra pesa. A crise nos tira o sono e nos faz alertas.
A crise nos faz importantes pois, subtamente, todos se preocupam conosco - nós, a opinião pública, nós, o "povo", nós, os babacas que todos preferiam na sombra, na modorra, e que, de repente, podem sair batendo panelas nas ruas.
A crise nos inclui na política. Aliás, crise no Brasil é quando a política fica visível para a população.
A crise é boa porque acabaram as crises cegas, radiofônicas, anos 50. Hoje as crises são on-line, na internet, nos celulares, com todas as sacanagens ao vivo, imediatas. A crise é uma aula, quase uma videogame.A crise é um thriller em nossas vidas.
A crise nos permite ver a verdade. Mas como - se todos mentem o tempo todo? A crise nos ensina a ver a verdade de cabeça par baixo. Ensina que a verdade é o contrário de tudo que dizem os depoentes, testemunhas e réus. A verdade é tudo o que os políticos negam.
A crise é boa para conhecer tipos humanos. Temos de tudo - uma galetia de personas, de máscaras, de bonecos de engoço, de mamulengos, temos m reality show sobre o Brasil, temos um desfile de caras, de bocas, de mãos trêmulas, de risos e choros constrangidos, temos as vaidades na fogueira, os apelos à razão, temos os clamores de honradez, os falsos testemunhos, vemos os alicerces do pais aparecendo, a lama debaixo das dignidades, temos os intestinos, os pés de barro, os nós da tripa, temos os apendices supurados, temos os miasmas que nos envenenam aparecendo sob a barra da saia de juízese desembargadores, as sujeiras escorrendo sob as frestas da lei. E tudo vai diplomando o povo em ciência política.
A crise é boa também para acabar com as alegorias proletárias, com a crença de que operário teria um saber metafísico e santificado, e mostra que para ser presidente tem sim que estudar e ter competência.
A crise é também aula de teatro. A crise nos revelou a revoluçõ dramática de roberto jefferson. Trata-se de um " Gargântua", um ex-Pantagruel, um raro tipo rabelaisiano que se virou ao avesso e transformou merda em ouro, mentira em verdade. Jeff é o anti-heroi heróico. Jeff conhece a baba do boi, a baba das coisas, a barra-pesada. A verdade de Jeff tem a legitimação do crime assumido. Jeff suja a limpeza e não denuncia exceções mas exibe a regra.
Crise também é cultura. Crise é Brecht, Shakespeare, Nelson Rodrigues. A crise tem até a casa da mãe Joana, Jeanne.
Jeff nos mostrou que o crime político não é um defeito: é uma instituição. Jeff é a prova de tudo o que Sergio Buarque estudou. S e Jeff não existisse, tudo estaria rolando no banho-maria do PT e do Dirceu-2010. Ouso dizer: por vielas mal frequentadas, Jeff fez um grande bem ao brasil. Jeff faz dupla com dirceu, seu alter ego, seu espelho. Não haveria um sem o outro.
Dirceu desprezou Jeff e este o destruiu.
A crise ensina que a salvação do pais é destruir os esquemas que Jeff denunciou e que a destruição do pais seri seguir o que Dirceu queria. A crise nos espanta: como um sujeito só, como Dirceu, consegue acabar com 25 anos de um partido, com um governo e consigo mesmo? A crise nos ensina o horror do narcisismo totalitário.
A crise ensina que os velhos "revolucionário" tem um comportamneto parecido com os políticos oligárquicos. Ambos trabalham na sombra, na dissimulação, no cabresto dos militares.
A crise acaba com a mitificação do PT como o partido dos "puros". Acaba essa bobagem messiania em que muito intelectual acreditou. A crise humaniza os petistas, pois os há honestos, românticos,corretos,eos há ladrões, mediocres, famintos e boçais. A crise vai reformar a idéia de "esquerda" no pais. Vai criar uma esquerda mais verdadeira, mais útil, mis possível. A crise acabará com os fins justificando os meios, a crise acaba com o "futuro" e nos trará o doce, o essencial presente, a crise nos dá uma porrada na cara para deixarmos de ser bestas.
A crise ensina que ninguém é " revolucionário" ou " heroi " ou "comandante supremo" ou
" companheiro" ; as pessoas são narcisistas, compulsivas, agressivas, dependentes, invejosas, fracassadas, com problemas sexuais. A crise ensina mais freud do que Marx. A crise mostra que a velha esquerda não tem programa; tem um um sonho. Que virou pesadelo.
A crise ensina ue muito mis importante que estudar a miséria do pais é estudar a "riqueza" do pais.A crise mostra que não adianta mostrar os horrores da miséria e dos despossuidos. São consequências da verdadeira miséria que nasce nos intestinos das classes altas. A miséria é a riqueza, a miséria é a própria política.
A crise ensina que revolução no pais tem de ser administrativa e não ' de ruptura". A crise ensina que nossa política é tão mediocre que nos últimos meses bastou a economia; política não fez falta. A crise mostra que o Brasil progride enquanto dorme.

Lendo o texto verificasse que em nosso País os fatos são mais atuais do que se pensa...

terça-feira, 24 de março de 2009

Um Pouco de Conversa...

Presenciei a primeira experiência de uma adolescente de 13 anos, com seu "ex-futuro namorado".
O rapaz resolveu que o certo seria conversar com os pais de sua pretendente, antes que a mesma tivesse lhe acenado com qualquer idéia positiva " sobre ficar junto" e menos ainda sobre namoro.
Dá para visualizar nos dias de hoje, um rapaz de 15 anos que ainda tenha uma postura desta?
Pois , ele existe!
Muito bem criado, " a moda antiga", como diria a minha mãe.

E percebi que um dos grandes problemas dos adolescentes é conversar com o sexo oposto.
Baseada no fato, segue uma lista de conselhos para fazer desta conversa o melhor passo para uma grande amizade...
1- Não fale demais sobre você mesmo, vai chatear seu interlocutor.
2- Faça perguntas cujas respostas não levem a respostas tipo "sim" e "não".
3- Responda o que lhe perguntarem e faça novas perguntas.
4- Não tente parecer o(a) Sr( Srta.) Sabe Tudo para impressioná-lo(a) pode atrapalhar tudo, pois ele(a) pode achar que você é mais confiante e maduro(a) do que ele(a).
5- Não deixe de revelar suas qualidades, contudo tenha simplicidade ao falar.
6- Procure saber quais as afinidades que existem entre vocês.
7- Os garotos não costumam reparar em espinhas, moda,penteados. Quando fazem isso, o grau de interesse deles está acima do normal,aproveite, este caiu do céu em suas mãos.
8- Todos os rapazes sabem quando estão agradando ou não, portanto, não fique toda hora entregando estatuetas do Oscar de melhor ator para eles.
9- Quando o garoto for seu amigo de verdade, mostre a ele o quanto é importante ter sua amizade, mas não se desespere toda vez que ele desaparecer por uns tempos, todos nós precisamos ficar sozinhos de vez em quando.
10-Não permita que a conversa seja manipulada só pelo garoto(a). Lembre-se, todos devem falar em um diálogo.
11-Se bater a timidez, pense na beleza e nas qualidades que tem, o poder do pensamento positivo é espantoso. Tenha autoconfiança.
12-As meninas costumam reparar detalhes de aparência, perfume,cor de roupa,dentes limpos, portanto, higiene é fundamental a todos.
13-O seu corpo fala por você, portanto, não deixe que seu subconsciente emita posturas no seu corpo, as quais serão inúteis. Veja:
# Posturas positivas:
= Olhar para as pessoas nos olhos.
= Sorrir.
= Mãos descruzadas sobre o joelho.
= Não dobre a coluna, fique ereta, mas lembre-se você não é um robô.
= Inicie uma conversa sobre um assunto que você domine ou tenha um pouco de conhecimento, caso não conheça o assunto, mostre interesse mas deixe claro que desconhece o mesmo.
#Posturas Negativas:
= Testa franzida.
= Olhar desviado para vários lados.
= Ficar ao lado da pessoa, não a sua frente.
= Passar as mãos nos cabelos de maneira constante,baixar a cabeça,mexer na roupa, nos aneis, etc.
= Colocar as mãos nos bolsos.
Mas não se preocupe, se de vez em quanto, algumas posturas negativas aparecerem, afinal é melhor "passar a mão no cabelo" do que colocar um letreiro de neon na testa que vai brilhar e dizer que você está nervosa.
Procure se pensar que ele(a), também pode está sentindo a mesma coisa que você.
Lembre-se que o(a) gato(a) escolheu sua companhia porque não quer a de niguem neste momento. Você foi o (a) escolhido(a).

sexta-feira, 6 de março de 2009

EXCOMUNHÃO ? Por que?

Estou acompanhando a reportagem sobre o triste caso da criança de 09 anos que foi estuprada no Nordeste. É mais um caso de violência contra criança, do sexo feminino, mais um entre tantos, mais um evento de pedofilia.
Agora parece que é "moda", atos de pedofilia são a mais "famosa peste do Brasil", localizo o fato, não por serem os únicos de meu interesse, mais para dar um ar mais próximo ao fato, se é que este merece isso.
Sei que não é um fato novo, eu mesmo tenho a experiência de um estupro em uma adolescente de minha família, fato que ocorreu, há mais de 30 anos, mas que ainda está presente até hoje em minha memoria. Está ali com todos os seus sórdidos detalhes. O durante e o depois do fato ocorrido foram muitos dolorosos, as barbaridades pelas quais a vítima passou... e tudo para satisfazer os instintos de uma, umas, talvez muitas bestas.
A criança passou pelo fato, engravidou de gêmeos e demorou 04 meses para que fosse tomada uma atitude. É chocante!
Sei que os sentimentos deste momento são medo, ódio, desconhecimento,etc. Não interessa! O fato é que a mãe decidiu junto com a Justiça, interromper a gravidez.
Poxa, que MÃE! Penso que esta criança deve ter orgulho deste anjo que tomou esta atitude.
Eu teria tomado a mesma atitude!
Li o que disse Fátima Maia, Diretora do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, quando a mesma diz: " Graças a Deus que estou no rol dos excomungados".
Como tenho orgulho de ser mulher!
Próximo ao Dia Internacional da Mulher, eu não poderia ter lido coisa melhor.
Esta besta, que se chama Jailson, padrasto das meninas, que foram suas vítimas, sim porque ele também estuprou a irmã dela de 14 anos deve ser entregue as feras!
Questiono o fato da mãe, dos médicos, juízes, enfim de todos os que participaram desta decisão heróica, foram excomungados.
Bem, excluir estas pessoas de participar de atos simbólicos da igreja é assim tão grave ?
Será que mais grave não é trocar de paróquia os padres pedófilos! Essa é a atitude da "Santa Madre Igreja". Porque o estado do Vaticano que tem suas próprias leis não cria uma para condenar estes... Qual a denominação que eles merecem? São tão homens quantos os outros!
Talvez "diferentes porque usam saias".
A Igreja já mandou no mundo é praticou milhões de crimes em nome de Deus.
Quem deveria ser excomungado era a besta criminosa! Não as pessoas que providenciaram o aborto.
A igreja perdoa a quem se arrepende. Esta é a teoria! Como saberemos se o arrependimento é verdadeiro? Já existe um instrumento para medi-lo?
A tese é que estamos matando dois inocentes , para salvar a vida de outra inocente. Como pode-se tomar partido numa situação desta?
Já havia vida! Quatro meses de vida!
Alguém já pensou na possibilidade da criança ter que conviver com os frutos de sua tortura! Suponhamos que as crianças viessem ao mundo e fossem dadas à adoção, isso seria justo?Aumentar as fileiras da adoção é melhor? Conviver com o fruto da desgraça pessoal é melhor?
Abortar é melhor?
Eu sou a favor do aborto!
Sou a favor da responsabilidade! Acho que a mulher tem o livre arbítrio sobre seu corpo, deve TRANSAR COM CAMISINHA, SEMPRE! Proteção e canja de galinha não fazem mal a ninguém!

segunda-feira, 2 de março de 2009

Mensagens para meus Amigos

Queridos,
Sou feliz porque vocês estão do meu lado!
Gostaria de nomear todos, mas tenho medo de esquecer de alguém e ai, a magoa vai ser a fraca!
É bom falar com vocês todos os dias, no nosso trabalho, que daqui a pouco não vai ser mais o meu!
Ficar nesta casa por oito anos, foi muito gratificante, aprendo todos os dias, lidar com uma materia- prima complexa como o ser humano, não é fácil. Cada dia é diferente do outro. É essa falta de rotina que me seduz. Hoje o aluno é de um jeito, amanhã ele estará de outro, salvo alguns, que por ética, não dá para nomear, vocês sabem, começa com S.
Tenham certeza que ele precisa muito de vocês!
Cada vez que for tomar uma atitude, questionem-se: Pense duas vezes, reflita! Garanta sua permanência. Não se desgaste.
se ainda precisarem de mim estarei em Belém, é só ligar!
Mil beijos a todos

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Viva a cada dia ao máximo!

Aproveite tudo que puder a cada hora, cada dia e cada época da vida।Assim você poderá olhar para frente com confiança e para trás sem ressentimentos.Seja você mesmo, mas dê o melhor de você!Atreva-se a ser diferente e seguir sua própria estrela… E não tenha medo de ser feliz.Desfrute do que é bonito.Ame com todo o seu coração e sua alma.Acredite naqueles que amam você.Quando estiver a frente de uma decisão, tome-a tão sabiamente quanto puder e depois esquece-a.O momento de certeza absoluta nunca chega.Além de tudo lembre-se que Deus ajuda aqueles que se ajudam.Comporte-se como se tudo dependesse de você.Mas reze como se tudo dependesse de Deus!